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sábado, 15 de maio de 2010

Gauguin Overview

Paul Gauguin

Pual Cezanne Paintings

Cezanne

Paul Cezànne

El paisaje en los Siglos XIX y XX

Este vídeo é falado em espanhol, convido meus alunos assistirem a uma pequena aula, eles que tanto querem ouvir falar alguma coisa em espanhol, eis aqui uma ótima amostra, bom proveito!!. Qualquer dúvida, com muito prazer vou traduzir!!

Paul Cezanne

Paul Cezànne.

Vincent van Gogh

A Tribute to Vincent Van Gogh

Espero que gostem tanto quanto eu, lindo video com uma música preciosa. Parabens para o autor!!

Van Gogh dream (Part 1)

Quero compartilhar este maravilhoso video do diretor de cinema japonés Akira Kurosawa, da série Sonhos, com Martin Scorsese como Vincent Van Gogh.

Vincent van Gogh SUA OBRA COM MUSICA.avi

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Quero aclarar,

Todos os videos que estão no meu blog pertencem ao Youtube, é algo maravilhoso poder compartir a pesquisa de outros professionais que como eu, estão em busca do saber e passar o conhecimento, como professores dividimos as informações e de antemão, sem ao menos imaginar como é o rosto de cada um deles, desejo dar meus agradecimentos. Muito obrigada a todos que ajudam a passar a informação aos meus alunos do 9o. ano do Ensino fundamental no que se refere a materia História da Arte.
Era isso que queria falar hoje, muito obrigada,

Elisa Herrera

quarta-feira, 12 de maio de 2010

La magia de Gaudí

Quero compartilhar, mesmo em espanhol este magnifico video da artehistoria.com, para admirar a beleza da arquitetura catalã de Antonio Gaudí.

domingo, 9 de maio de 2010

Momentos que antecedem ao Impressionismo

Panorama da historia da arte



Referência: GOMBRICH, E.H. A história da arte. Rio de Janeiro: Zahar, 1985 O século XVIII até o XIX foi um período de muitas revoluções que influenciaram nas transformações do estatuto social do artista e da arte. Entre o século XVII até o XVIII surge o estilo Barroco que, ligado à Contra-Reforma, retratava em suas pinturas, além da temática religiosa, os temas mitológicos. Uma das características da pintura barroca é o culto da forma e o jogo de luz e sombra. Com a reforma protestante a pintura barroca assume características diferentes, pois a hostilidade contra as imagens e o luxo e a força da burguesia nos estados protestantes levaram a pintura aos temas burgueses e cenas da vida comum, substituindo a pintura decorativa, denominada posteriormente de rococó, beneficiando a arte do retrato. No século XVIII as academias passam a controlar o ensino da arte e a função do artista na sociedade, impondo-lhes normas e regras para a pintura artística. A arte deixou de ser um oficio comum para se tornar uma disciplina. Influenciados pelos ideais da Revolução Francesa, muitos artistas passaram a questionar as normas impostas pelas academias e as convenções do passado, gerando um rompimento com a tradição. Portanto, essa ruptura fez com que os artistas se sentissem livres para escolherem como tema desde uma cena de Shakespeare a um acontecimento corrente. A Revolução Francesa trouxe também, uma nova concepção de arte: O Romantismo. O espírito romântico surgiu no final do século XVIII, e se caracterizou pelas representações mais subjetivas e emocionais do artista, separando a arte das ilustrações. No Romantismo, os artistas expressavam as suas visões pessoais e retratavam em suas pinturas o sentimentalismo.
No século XIX, com a Revolução Industrial, surge um novo movimento artístico: O Realismo. A obra de arte passou a ser um instrumento de denúncia da realidade social, rejeitando a Pintura das belas artes da natureza. O pintor realista retratava em suas pinturas a realidade crua. Posterior ao realismo surge um novo movimento artístico que ficou conhecido como Impressionismo. Os impressionistas defendiam que a pintura da natureza deveria ser feita fora dos estúdios, in loco, com a finalidade de capturar a vida e a luz como eram vistas pelos olhos humanos, criando uma nova técnica de pintura, com pinceladas rápidas, sem a preocupação com o acabamento, pois queriam fixar na tela aquilo que tinha sido capturado. Essa forma de pintar foi rejeitada pelas academias e os pintores impressionistas tiveram dificuldades em conseguir que suas telas fossem aceitas. Percebe-se então, que a arte e a sua história atravessaram momentos de profundas rupturas ao longo dos tempos, ocasionando mudanças significativas em sua representação.
Quanto aos artistas, até o século XVIII, tinham o seu fazer artístico relacionado à coletividade, pintavam os mesmos temas e viviam de encomendas de retratos e pinturas para decorar as residências e igrejas, tendo, desse modo, trabalho garantido. A partir do século XIX, a arte passa a expressar a individualidade e os artistas tiveram um campo ilimitado de opções, passando a ser o responsável pelo seu fazer, o que gerou um sentimento de insegurança, pois quanto maior a diversidade de opções era menos provável que o gosto do artista coincidisse com o do público. Todas essas transformações ocorridas no século XVIII até o XIX fizeram com que o artista, antes considerado pintor de ofício, passasse a ser encarado como um “gênio”, alguém além de seu tempo, ou um “louco” que através de suas pinturas fala de algo que só ele possa ver. Ps.: A autora tirou nota Dez.



http://pt.shvoong.com/books/1714456-panorama-da-historia-da-arte/

segunda-feira, 3 de maio de 2010

IMPRESSIONISMO -Introdução

Colégio Pedro II – Unidade Escolar São Cristovão II

TEXTO COMPLEMENTAR – 9º. ANO

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX e deu início às grandes tendências da arte do século XX.

Características do impressionismo nas artes plásticas:

-Os artistas abandonaram seus ateliês e saem ao ar livre para explorar os diversos câmbios da luz ao longo do dia sobre os objetos e a natureza.

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;

- Valorização da decomposição das cores;

- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

- O espectador é obrigado se afastar vários metros da obra para contemplá-la.

-Uso das cores complementares (vermelho=verde, amarelo=lilás, azul=laranja).

-Rompem com as regras da arte acadêmica, a arte tradicional, criando um novo estilo e conceitos na arte.

Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874, organizada por Monet e seus amigos, no estúdio de um fotografo.

“É interessante ler algumas das noticias da imprensa com que as primeiras exposições dos impressionistas foram recebidas. Um semanário humorístico escreveu em 1876:

“As pessoas que visitaram a primeira exposição impressionista obviamente enfiaram o nariz nas telas e nada viram senão um conjunto de pinceladas ao acaso; por isso pensaram que os pintores deviam ser loucos varridos”.

“Levou algum tempo até o público descobrir que, para apreciar um quadro impressionista, deve recuar alguns metros e desfrutar o milagre de ver essas manchas intrigantes, súbito se organizarem e ganharem vida diante dos olhos. Realizar esse milagre e transferir a experiência visual do pintor para o espectador constitui a verdadeira finalidade dos impressionistas”.

E.H. Gombrich, A História da Arte, pag. 522.

Principais artistas: Claude Monet,

Auguste Renoir,

Edgar Degas.

The Impressionists BBC (Part 1)

Estes três vídeos da BBC de Londres, considero-os extremamente úteis não somente com o auxilio das imagens para abordagem do tema da aula:  Séc. XIX na Europa: o Impressionismo, mas também como tema ilustrativo para o entendimento das principais caracteristicas deste movimento, que revolucionou a pintura e deu inicio as grandes tendências e os ismos da arte no século XX.  Uma aula de história da Arte sem imagens, perde o sentido. Os três filmes mostram dispensando qualquer diálogo, as técnicas, um pouco da vida dos principais precursores da Arte Moderna: Monet, Degas, Renoir e Cézanne.

The Impressionists BBC (Part 2)

The Impressionists BBC (Part 3)