Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de maio de 2010

IMPRESSIONISMO -Introdução

Colégio Pedro II – Unidade Escolar São Cristovão II

TEXTO COMPLEMENTAR – 9º. ANO

O impressionismo foi um movimento artístico (artes plásticas e música) que surgiu na França no final do século XIX e deu início às grandes tendências da arte do século XX.

Características do impressionismo nas artes plásticas:

-Os artistas abandonaram seus ateliês e saem ao ar livre para explorar os diversos câmbios da luz ao longo do dia sobre os objetos e a natureza.

- Ênfase nos temas da natureza, principalmente de paisagens;

- Uso de técnicas de pintura que valorização a ação da luz natural;

- Valorização da decomposição das cores;

- Pinceladas soltas buscando os movimentos da cena retratada;

- Uso de efeitos de sombras coloridas e luminosas.

- O espectador é obrigado se afastar vários metros da obra para contemplá-la.

-Uso das cores complementares (vermelho=verde, amarelo=lilás, azul=laranja).

-Rompem com as regras da arte acadêmica, a arte tradicional, criando um novo estilo e conceitos na arte.

Mas o público e a crítica reagiram muito mal ao novo movimento, pois ainda se mantinham fiéis aos princípios acadêmicos da pintura. Este movimento é considerado o marco inicial da arte moderna. O nome “impressionismo” deriva de uma obra de Monet chamada Impressão, nascer do Sol (1872).

A primeira vez que o público teve contato com a obra dos impressionistas foi numa exposição coletiva realizada em Paris, em abril de 1874, organizada por Monet e seus amigos, no estúdio de um fotografo.

“É interessante ler algumas das noticias da imprensa com que as primeiras exposições dos impressionistas foram recebidas. Um semanário humorístico escreveu em 1876:

“As pessoas que visitaram a primeira exposição impressionista obviamente enfiaram o nariz nas telas e nada viram senão um conjunto de pinceladas ao acaso; por isso pensaram que os pintores deviam ser loucos varridos”.

“Levou algum tempo até o público descobrir que, para apreciar um quadro impressionista, deve recuar alguns metros e desfrutar o milagre de ver essas manchas intrigantes, súbito se organizarem e ganharem vida diante dos olhos. Realizar esse milagre e transferir a experiência visual do pintor para o espectador constitui a verdadeira finalidade dos impressionistas”.

E.H. Gombrich, A História da Arte, pag. 522.

Principais artistas: Claude Monet,

Auguste Renoir,

Edgar Degas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário